quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ação Brasileira para a Acessibilidade - Alguns dados estatísticos

Pessoas com Deficiência no Brasil

Segundo o Censo 2000, 14,5% da população brasileira tem algum tipo de deficiência (ver quadro detalhado do IBGE).

Pessoas com Necessidades Especiais

À seguir, a classificação dos grupos sociais com necessidades especiais:
Inaptidões locomotoras: pessoas que possuem deficiência temporária ou permanente que requerem aparelhos ortopédicos.
Inaptidões sensoriais: pessoas que possuem deficiência temporária de visão, como utilização de ataduras, ou deficiência permanente, com baixa acuidade visual ou perda total de visão.
Inaptidões físicas: pessoas que se deslocam com alguma dificuldade, como idosos, cardiopatas e gestantes. Inaptidões mentais/culturais: pessoas que possuem diferentes graus de deficiência ou transtorno mental, analfabetos e pessoas que não dominam o idioma local.

Estatisticas e Projeções

Com o avanço da medicina, prevê-se a multiplicação do número de pessoas que sobrevivem em condições incapacitadas e, até 2030, 20% da população mundial terá idade superior a 65 anos.
Jacob Nielson, um dos mais conceituados especialistas de desenho Web acessível diz "Aqueles de nós que planejam estar vivos mais alguns anos também têm razões pessoais para promover a acessibilidade pois, ao envelhecermos, ficamos sujeitos a mais deficiências. Segundo as estimativas, apenas 14 por cento das pessoas com menos de 65 anos têm algum tipo de incapacidade funcional, em comparação a 50 por cento daqueles acima de 65 anos." [Nielson, J. "Projetando Websites"]

Idade e incapacidades

À medida que envelhecemos, a probabilidade de se ter uma incapacidade aumenta consideravelmente. Apenas 10 por cento das pessoas com 21 anos ou mais novas têm incapacidades, em comparação com 36 por cento das pessoas com 55 - 64 anos e 72 por cento das
pessoas com mais de 80 anos.
Grupo por idades - Proporção de pessoas com incapacidades
IdadePercetual
0 - 2110%
22 - 44 14,9%
45 - 54 24,5%
55 - 64 36,3%
65 - 7947,3%
80+ 71,5%

Deficiências relacionadas com o envelhecimento

O problema mais frequente para as pessoas à medida que envelhecem é a natural deterioração da visão. Aos 65 anos, a maior parte das pessoas perde pelo menos, alguma da capacidade para fixar a vista, resolver imagens, destinguir cores e para se adaptar a alterações de luminosidade. Como parte do processo natural de envelhecimento e longevidade, a necessidade de contraste aumenta devido à descoloração dos fluídos e das lentes ópticas. Na maior parte das pessoas verifica-se uma perda da percepção das cores que acompanha uma visão desfocada. Com a idade, as pessoas também costumam ser vítimas de outros efeitos degenerativos. São comuns vários graus de perda de audição, tal como pequenas dificuldades de coordenação motora, frequentemente devido a artrites ou descalcificação das articulações.

Nenhum comentário: