terça-feira, 9 de setembro de 2008

ACOMPANHAMENTO AO III DIA “D” DA LEITURA

José Antonio Aguiar Gama - Pedagogo do Currículo / DRE de Palmas - TO

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Tocantins promoveu através das Unidades Escolares das treze Diretorias Regionais de Ensino o III dia “D” da Leitura em 4 de setembro de 2008. O objetivo principal foi estimular todas as linguagens (oral, gráfica, corporal, plástica e cênica), ampliando assim, a visão de mundo do aluno sobre o ato de ler. A temática em questão foi ”Como ter um comportamento ético”? Oportunamente em acompanhamento estive na Escola Estadual Frederico José Pereira Neto jurisdicionado a Diretoria Regional de Palmas/TO. Mas o que é ter um comportamento ético? Quais são as implicações para se ter este comportamento? Onde acontece uma boa educação: na família ou na escola? É oportuno tecer alguns comentários acerca da questão, pois é por meio das discussões e troca de idéias que criamos determinados conceitos.

Este tema deveria ser trabalhado em todos os seguimentos sociais constantemente, especialmente na escola de forma contextualizada pelos professores em suas respectivas áreas do conhecimento. “A missão de cada escola, de cada gestor, de cada professor é promover o pleno desenvolvimento do educando, preparando-o para a cidadania e qualificando-o para o trabalho”. (PROGESTÃO, 2001: 34). Sendo assim, “atende para o significado dessa importante passagem da Constituição e da LDB, em que a expressão pleno desenvolvimento faz toda a diferença”. Pense, como seria se toda equipe escolar concentrasse esforços sobre essa finalidade de promover o pleno desenvolvimento do educando? Embora ‘o comportamento ético é um dever de todos e qualquer cidadão’.

Reportando sobre a programação na Escola Estadual Frederico José Pereira no Dia “D”, os professores trabalharam com os alunos em sala de aula textos sobre comportamento ético. Cada turma escolheria um aluno para relatar sobre as atividades desenvolvidas e posteriormente foram entregues no final para a Coordenação fazer (exposição) um painel na escola, isso no período diurno. À noite trouxeram os alunos para o pátio da escola a fim de trabalhar alguns textos sobre o tema, em seguida cada grupo promoveu discussões acerca do assunto, socializando com os demais colegas.

Lembrando que pela manhã a Senhora Fátima Roriz da TV Anhanguera expôs com muita propriedade e sabedoria sobre o que é ter um comportamento ético na família, na escola, no trabalho com exemplos práticos e vivenciados ao longo de sua vida pessoal e profissional. Indagou com a platéia sobre a frase na camiseta dos alunos do 3º ano do Ensino Médio “O importante não é chegar onde chegamos e sim o que aprendemos a cada passo que damos”. Falou de maneira clara e objetiva que nos dias atuais todos nós queremos ter e não ser, mas “só temos quando somos”. Diferenciou moral é ética em que a primeira são costumes, normas ou regras de uma determinada cultura, enquanto a segunda são o modo de ser e o caráter das pessoas de forma universal. Discorreu também sobre a importância da leitura e a importância do processo de resgate e promoção da cidadania das pessoas, pois “nada é impossível para aqueles que acreditam”. Foram momentos significativos de aprendizagens e conhecimentos.

Percebe-se que no âmbito escolar há uma preocupação com a formação dos alunos. “Nosso desejo é que a escola cumpra com seu papel social da humanização e emancipação, onde o aluno possa desabrochar, crescer como pessoa e como cidadão (VASCOLCELLOS, 2002:14). A equipe responsável: Maria Sônia, Ana Mary, Cleci Josefina, Raimunda Monteiro, Silvia Maria, Maria Edvânia e a Diretora Geral Maria Eliza, muito obrigado pela receptividade e parabéns pelo empenho e compromisso assumido ao realizar a brilhante programação. Reafirmo que uma educação se faz com solidez, parceira e compromisso de todos nós.

Nenhum comentário: